Orientação para MEI abre Semana Nacional de Crédito em São Paulo

05/11/2018
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A Semana Nacional de Crédito foi aberta oficialmente em São Paulo, nesta segunda-feira (5), com o evento “Orientação de Microcrédito para o Microempreendedor Individual”, realizado na comunidade de Heliópolis, na capital paulista. Além do Sebrae, sete instituições bancárias participam da iniciativa. O evento contou com uma oficina de orientação do microcrédito para o público MEI, com consultores do Sebrae e do Bradesco.

“O grande desafio do microcrédito é este, estar dentro da comunidade, que é onde temos uma incrível atividade econômica, mas grande parte na informalidade. O primeiro passo é formalizá-los, transformá-los em empresários. Depois, vem o desafio de acessar o crédito e alguns bancos se predispõem a trazer linhas de créditos sem exigência de garantias reais a custos compatíveis”, explicou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, durante a abertura do evento.

As orientações aos microempreendedores acontecerão ao longo do mês de novembro, período em que pequenas empresas podem regularizar sua situação junto a bancos, contratar novos financiamentos, ter acesso a tarifas de serviços mais baratas e parcelar débitos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS). “O foco é a orientação do MEI, trabalhar a questão de planejamento, seja para capital de giro ou outro investimento, conscientizar sobre a questão do crédito tomado de forma consciente”, comentou a consultora do Sebrae, Magda Calegari.

Entre as atividades previstas, o Sebrae lidera ações de gestão financeira de pequenos negócios, como rodadas de crédito, oficinas, mutirão de atendimento e orientações. Os bancos do Brasil, Caixa Econômica, Itaú, Bradesco, Santander, Nordeste e Banco da Amazônia já estão aptos a iniciarem suas operações junto aos micro e pequenos empresários.

Na oportunidade, o gerente de nicho de MicroEmpreendedor Individual do Bradesco, Carlos Fernando Fonseca, abordou como a parceria com o Sebrae favorece todo o ciclo empresarial, tanto na consultoria para a formalização dos pequenos negócios quanto no acesso aos serviços bancários. “Trabalhamos em uma cooperação técnica, onde o Bradesco e o Sebrae unem forças para que a gente consiga fazer os microempresários terem melhor acesso, não só às linhas de créditos, mas à bancarização como um todo”, concluiu.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Tags: ,

Deixe um comentário!