O Projeto Empreender no Estado de São Paulo

1º semestre de 2004
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O Projeto Empreender, esta primorosa metodologia de trabalho que estamos implantando em 196 municípios do Estado de São Paulo, em parceria com o Sebrae, traz em seu bojo os fundamentos necessários para as micro e pequenas empresas prosperarem, mesmo em ambiente adverso, onde a lógica da competição está no tamanho do empreendimento.

Essa metodologia procura otimizar as excepcionalidades das partes para o todo, unindo conhecimento, capacidade criativa e organização, na busca do desenvolvimento socioeconômico do município.

Dessa forma, o Projeto Empreender se afigura como uma das mais valiosas ferramentas de trabalho para as Associações Comerciais do nosso Estado, consubstanciadas em dois pilares: o desenvolvimento organizacional das Associações Comerciais e a estruturação de núcleos setoriais, cujos resultados são evidenciados na organização, na perenização dessa metodologia e na promoção do crescimento das empresas participantes.

Completado o primeiro ano de trabalho, e já avançando no segundo, os esforços do projeto continuam focando ações pontuais (treinamento, compra em conjunto, consultorias, missões empresariais etc.) e com firmeza de alcance de seus objetivos, traduzidos no fortalecimento da confiança entre os participantes e da cultura associativista, na quebra do isolamento das empresas e na conscientização dos empreendedores sobre a necessidade de ampliar sua competitividade via capacitação.

Assim, capacitar o pequeno empresário dentro de uma visão global, para compreender e avaliar o seu negócio no contexto do ambiente em que atua, é condição imperiosa e indeclinável dos atores desse processo.

Conscientizar a sociedade do real papel da pequena empresa constitui, também, objetivo a ser perseguido pelo projeto. Essa conscientização deve ir desde a afirmativa que a pequena empresa é agente fundamental na promoção de progresso, até a sua condição ímpar de permitir uma mais justa distribuição da renda no país.

Nesse sentido, os empreendedores participantes dessa legião de pequena empresa devem manifestar essa verdade estatística, orgulhando-se do seu papel de agente de desenvolvimento econômico-social na comunidade em que vive.

Infelizmente, em decorrência da política tributária brasileira perversa para o progresso das nossas empresas, o Brasil é hoje o único país do mundo em que o empresário precisa planejar para não crescer ou, caso cresça, como se dividir para não entrar na zona de tormenta tributária. Mas isso não deve contaminar esse ambiente sadio e a forma de enfrentar desafios, quebrar paradigmas e, sobretudo, transformar pequenos em grandes, pela união.

Até porque, a experiência do Projeto Empreender vem de um povo que soube reconstruir a sua economia, por duas vezes, transformando tragédia em ensinamento. Dessa forma, o Projeto Empreender nos estimula a continuar colaborando para a viabilização da pequena empresa e a sua consequente contribuição no processo de desenvolvimento econômico, social e político, gerando mais progresso e justiça social para o nosso povo.

 

Publicado na Revista Empreender – 1° semestre de 2004

Deixe um comentário!