O papel do empreendedor na política

20/06/2018
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Nesta quarta-feira (20), o 5º Fórum Nacional CACB Mil promoveu o Painel de debate sobre o papel do empresário na política. Levando em consideração os últimos acontecimentos vividos no País, a discussão se mostrou de grande importância, mostrando que a figura do empreendedor também pode fazer diferença no cenário político do Brasil.

O encontro contou com a presença do presidente da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Zenon Leite Neto,  do Secretário de Estado de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Antônio Valdir Oliveira Filho e do presidente benemérito da CACB, Guilherme Afif Domingos. O painel teve como mediador o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Marco Tadeu Barbosa.

O debate foi dividido em duas partes. Cada participante discursou por 15 minutos e a última parte foi destinada para a retirada de dúvidas. Foram discutidos diversos temas relacionados ao ativismo político através da figura do empreendedor.

A necessidade da atuação do empreendedor no cenário político foi colocada como a única maneira de haver uma mudança na vida dos empreendedores do País. Questões como represália fiscal também foram colocadas em pauta, tendo se mostrado um dos principais motivos para o pequeno envolvimento do empresário no poder público.

O atual cenário que o País vive, também entrou no debate. Foram ressaltadas questões como a crise financeira e política, além de questões como as eleições deste corrente ano, que foram tratadas como um ponto inicial de mudança para alguns problemas encontrados pelo empreendedor brasileiro.

“Se nós não aproximarmos os empresários do poder público, o poder público nunca resolverá os problemas dos empresários, porque esse poder não sente as dores do empreendedor”, realçou Antônio Valdir.

A integração da classe empreendedora também foi ressaltada como uma oportunidade de mudança. O fato de entidades e associações se unirem nessa causa torna a voz do empreendedor ainda mais forte, além de evitar represálias para a figura de uma empresa ou empresário específico.

A falta de um voto distrital e uma baixa representação do empresário no cenário político foi colocada por Guilherme Afif Domingos como um empecilho para uma possível mudança. O presidente propôs o ativismo político dos empresários em relação à representatividade dos mesmos no poder público.

5º Fórum Nacional CACB Mil

Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) realiza o 5º Fórum Nacional CACB Mil. O evento ocorre entre os dias 19 e 21 de junho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, localizado em Brasília. O evento é de grande importância para o cenário do empreendedorismo no País. Temas como associativismo, liderança empresarial, economia do Brasil, inovação e comércio internacional regem o encontro nacional.

Fonte: CACB

Deixe um comentário!