Número de MEIs ultrapassa 4,7 mi

28 de janeiro de 2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

manicure5Em janeiro foram registrados no País mais de 4,7 milhões de microempreendedores individuais (MEIs). O número representa um aumento de 23,37% em relação ao obtido em igual período de 2014.

Apesar de expressivo, o crescimento, porém, fica abaixo do obtido em janeiro do ano passado em comparação com janeiro de 2013, quando houve uma alta de 40%, conforme levantamento divulgado pelo Ministério da Previdência Social, com base em dados da Receita Federal.

Especialistas explicam que essa desaceleração é natural à medida que as informações sobre os regimes simplificados de tributação – o EI, assim como o Simples Nacional – são disseminadas. Assim, quem desejava empreender já tornou isso real.

Por outro lado, o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Berti, prevê que, este ano, o número de empreendedores continuará a crescer, ultrapassando “facilmente” o volume anterior. “A média mensal é expressiva comparada a períodos anteriores e tem mais 11 meses para subir”, disse.

O professor Tales Andreassi, coordenador do Centro de Empreendedorismo da Fundação Getulio Vargas (FGV), entende que, “politicamente”, o governo federal já sinalizou que apoiará o empreendedorismo nos próximos anos, o que já foi incluído até no discurso do novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Fonte: DCI

Deixe um comentário!