Empreendedorismo desde cedo

12 de agosto de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

AMAZONAS – Empreendedorismo, educação financeira e economia, assuntos que para alguns dizem respeito a gente grande, passaram a integrar o cotidiano de algumas crianças em Manaus. Lorene Perrone, 11 anos, é uma delas. Apesar da pouca idade já sabe muito bem o valor do dinheiro.

Aos 8 anos, ela começou a vender desenhos na escola, avançou para os livros de estórias e até bolo que ela mesma fazia. Hoje, Lorene administra periodicamente um brechó com roupas e acessórios de grife doados pela família.

“No começo, minha clientela eram parentes e amigos da escola e da minha mãe, que faziam boca a boca do brechó. Este ano, com o dinheiro que arrecadei, ajudei a Fundação Alfredo da Matta”, disse a pequena empreendedora que sonha em ser atriz.

Larrisa Siqueira e a Sofia Souza Costa, ambas de 10 anos, são outras duas crianças com acentuado sentido econômico-financeiro. São excelentes poupadoras. “Passei a guardar uma parte da minha mesada para emergências. Consegui poupar R$ 200, é muito boa a sensação de comprar algo com meu próprio dinheiro”, revela Sofia, que acrescenta que o segredo é ter prioridades.

Esse mesmo princípio move Larissa, que está economizando para se divertir na Disney, nos Estados Unidos. “Como eu que vou comprar as minhas coisas, já comecei a planejar meu gastos”, frisa a pequena, que com a ajuda da mãe já conseguiu poupar para comprar um Ipad.

Disciplina

De olho nesse público que sonda desde cedo em ser dono do nariz, o Centro de Ensino Literatus (CEL) passou a oferecer aos alunos da 1ª série em diante a disciplina Educação Financeira, com foco nas competências: diagnosticar, sonhar, orçar e planejar. Segundo a diretora da educação infantil da instituição, Leny Lousada, o diferencial está na forma como é trabalhado o assunto. “As crianças aprendem brincando, vendo que matemática não é nenhum bicho de sete cabeças, é algo que faz parte do nosso dia a dia”, ressalta.

“Esses dias, por conta do calor, um aluno teve a ideia de fazer picolés para vender. Algo simples, mas que partiu dele”, comentou a diretora, que informa que o CEL anualmente realiza uma feira com os pequenos empreendedores.

Para o servidor público, Sérgio da Silva Costa, pai da Sofia, educação financeira deve começar desde cedo. “É fundamental para o desenvolvimento da criança e é algo para ser levado para toda a vida, ajuda a aprender que não se deve gastar além do necessário e que nada na vida cai do céu, para se ter tudo o que deseja precisa trabalhar para isso”, aponta.

Fonte: A Crítica

 

Deixe um comentário!