Projeto promove artesanato amapaense

2 de julho de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

AMAPÁ – Pela segunda vez, este ano, o artesanato amapaense ganha visibilidade no Brasil e no mundo. Desta vez, por meio da Mostra de Artesanato Brasileiro no Navio Escola Brasil. O projeto coordenado pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República selecionou doze peças artesanais locais para ficarem expostas no navio, durante a XXVIII Viagem de Instrução de Guardas-Marinhas, de julho a dezembro deste ano. São barcos, peixes, brincos, caranguejos e outros objetos feitos, a maioria, em madeira. Ao todo 50 peças artesanais vão representar o Brasil na Mostra.

No Amapá, 12 peças foram selecionadas. Elas concorreram a uma Chamada Pública, com apoio logístico do Governo do Estado, através da Sete. O material produzido retrata o cotidiano da região Amazônica.

A previsão é que três mil pessoas visitem o navio em cada porto que atracar. As peças ficarão expostas em vitrines, montadas especialmente para a ocasião. O artesão Paulo Mendes de Morais, morador do bairro Zerão, área sul de Macapá, tem 30 peças, dividas entre as cidades-sede da Copa: Recife, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. São imagens feitas em argila, denominadas de “Seu Zé”, que retratam o ribeirinho da região Amazônica. Já a artesã Eliane Fernandes Pioli tem 50 peças feitas com escama de pirarucu que estão nos espaços Fifa Fan Fest, no Rio de Janeiro.

O navio inicia a missão pelo porto de Recife. Em seguida, atraca nos portos de Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza, seguindo depois para Espanha, França, Grécia, Lisboa e outros países.

Fonte: Amazônia Brasil Rádio Web

Deixe um comentário!