MPEs se destacam em Rio Preto

17 de dezembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

SÃO PAULO – O número de empresas abertas e de micro e pequenas empresas em Rio Preto cresceu 8,1% neste ano em relação ao ano passado. Só as MPEs tiveram um incremento de 6,5% no período, ao passar de 44.027 para 46.899 unidades na cidade. Hoje mais de 84% das empresas ativas em Rio Preto são micros e pequenas. O número acompanha o cenário nacional, mas ainda é menor do que o percentual que pode chegar a 98% em algumas localidades do País.

O número integra o Empresômetro MPE. De acordo com a ferramenta, neste ano, Rio Preto tem 55.378 empresas ativas, o que representa 0,4% do total brasileiro. Desse conjunto, 46.899 são micros e pequenas.
“Esse fato é muito positivo para a economia porque, de fato, quem gera os empregos nos municípios são as micros e pequenas empresas. As micro e pequenas representam cerca de 60% dos empregos gerados. Quanto mais empresas desse tipo, mas as possibilidades de se aumentar a criação de postos de trabalho”, afirma Marcos Amâncio, gerente do escritório do Sebrae de Rio Preto.

Em uma análise das MPEs pelo tipo de atividade econômica, a liderança fica com o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios (6,78%). Em seguida aparecem as lanchonetes, casas que vendem chás, sucos e similares (4,07%). A terceira posição fica com empresas que atuam com venda de alimentos, como minimercados e mercearias (2,48%).

Fonte: Diário da Região

Deixe um comentário!