MPEs são as maiores geradoras de vagas

5 de janeiro de 2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

empregos_MPESPelo terceiro ano consecutivo as micro e pequenas empresas garantiram o saldo positivo de criação de vagas do país. Até novembro, o número de postos de trabalho abertos foi de 794 mil. É o que mostra um estudo da FGV Projetos em parceria com o Sebrae com base em dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

No auge, em 2010, as companhias de pequeno porte, que respondem por 95% das empresas do país, criaram 1,58 milhão de empregos. Já em 2013, o número de vagas foi de 840 mil.

Com a entrada dos números de dezembro no levantamento, esse número deverá cair devido a demissão de trabalhadores temporários que sempre acontece nessa época do ano.

As micro e pequenas empresas ainda conseguem gerar postos de trabalho porque sua receita está aumentando. Enquanto o número de companhias de pequeno porte subiu 21% entre 2009 e 2013, o faturamento teve alta de 60% no período. Isso fez com que elas crescessem em ritmo superior ao da economia brasileira. Os dados compõem a proposta de reformulação das regras do Simples Nacional.

“No subterrâneo da economia, estamos com um crescimento chinês. As políticas macroeconômicas só enxergam os grandes, até porque são os maiores recolhedores de tributos. Por isso, levam o quinhão dos benefícios. O restante é o freguês ruim. É o que dá trabalho”, afirma o ministro Guilherme Afif.

grafico_folha_de_SP

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário!