MPEs de Portugal investem em sustentabilidade

20 de setembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Em Portugal, a crise acentuou a dinâmica de inovação e de internacionalização das micro e pequenas empresas das áreas rurais. Com a necessidade de sobrevivência, empreendedores vêm investindo cada vez mais em novos negócios sustentáveis. Para incentivar esse processo a Universidade de Vila Real lançou o projeto Rur@l Inov, que pretende conhecer e divulgar as inovações desenvolvidas e implementadas por diferentes tipos de organizações nas áreas rurais portuguesas.

Para isso foi realizada uma pesquisa com 120 micro e pequenas empresas de todo o país. Uma das integrantes do projeto, Lívia Madureira, explica que o estudo levou em conta a diversidade das micro e pequenas empresas levando em conta o tamanho, produtos e serviços oferecidos, de alimentos a cosméticos, incluindo o turismo.

Um dos casos divulgados pelo Rur@l Inov é o do microempresário Alexis Simões, responsável pela empresa Aromáticas Vivas, que conseguiu implementar iluminação led em suas instalações e em dois anos já conseguiu reduzir 20% do custo de eletricidade, bem como estufas em vidro, que permitiram também aumentar a eficiência energética. Outro exemplo é o do empreendimento turístico “Moinhos da Tia Antoninha” que hoje é completamente autônomo do ponto de vista energético, graças a um sistema hídrico e solar.

Para Lívia Madureira, no setor das MPEs rurais portuguesas chama a atenção a atitude empreendedora e a elevada qualificação dos empresários, que conseguem “agregar, mobilizar e integrar diferentes tipos de conhecimento”.

Fonte: Dinheiro Digital

Deixe um comentário!