MPEs baianas criam novas vagas

21 de janeiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

BAHIA – As micro e pequenos empresas foram responsáveis por criar mais de um milhão de postos de trabalho em todo o país. De acordo com o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no acumulado de janeiro a novembro, esses empreendimentos responderam por 88,3% do total de empregos formais, contra 81,5%, em 2012. Já em novembro, os pequenos negócios abriram 91,5 mil vagas de trabalho, o que equivale a um crescimento de 7% se comparado com o mesmo mês de 2012. A Bahia ocupa a quarta posição no ranking nacional, com 9.124 contratações, atrás do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

“No último mês analisado, tivemos um incremento de quase 130% com relação ao mês de outubro. As médias e grandes têm sistematicamente reduzido o número de ocupações nos últimos meses, com exceção de abril e maio. Junto com a administração pública extinguiram 1.162 vagas. Ainda assim, o resultado teve impacto positivo por conta das contratações temporárias de final de ano”, explica a analista de Gestão Estratégica do Sebrae na Bahia, Dora Parente.

De janeiro até novembro, as empresas de micro e pequeno porte baianas geraram 48.922 empregos formais, colocando o estado na 1ª posição no Nordeste, seguido do Ceará e Pernambuco. Por região, os dados do Caged revelam que os empreendimentos do Nordeste são responsáveis pela geração de 189.180 novos postos de trabalho.

Dentro do universo dos pequenos negócios baianos – que faturam até R$ 3,6 milhões por ano –, o setor da economia que mais contratou em novembro foi o de Serviços, 4.053 pessoas, seguido por Comércio, 3.883. Os dois ramos de atividades, juntos, concentram mais de 87% dos pequenos negócios do estado. Outro setor com importante contribuição na geração de empregos é a Construção Civil, com 1.808 vagas.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!