Afif anuncia projeto que vai criar facilidades para MPEs exportarem

19/05/2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

site_santander-190515

19/5/2015 – O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, anunciou nesta terça-feira (19), durante o encontro Santander Negócios e Empresas, em São Paulo, que a SMPE vai firmar acordos bilaterais com países da América Latina para incentivar micro e pequenas empresas a investir no mercado internacional. O evento reuniu autoridades do setor e cerca de 500 empresários que conheceram o pacote de medidas lançado pelo Banco Santander para beneficiar as MPEs.

Durante seu discurso, o ministro destacou que a ampliação do mercado internacional para as micro e pequenas empresas é uma meta que há muito vem sendo pensada pela Secretaria. “Vamos começar com acordos com um ou dois países para que as micro e pequenas empresas brasileiras tenham acesso a um livre mercado onde elas possam comprar e vender para todo o Mercosul”, destacou. Além disso, ele anunciou que a SMPE vai criar uma plataforma e-commerce para que os empreendedores possam comercializar produtos pela Internet. “Com a plataforma, o empresário vai ter que se preocupar apenas em vender”, completou.

Na ocasião, o ministro aproveitou para dar destaque ao projeto ‘Crescer sem Medo’, que tem como objetivo criar rampas de suaves de tributação para garantir que a empresa não tenha medo de crescer e mudar de faixas no Simples. “Vamos criar uma rampa tributária progressiva para que as MPEs paguem o valor da diferença que ultrapassar o limite da faixa, como é aplicado no Imposto de Renda de pessoa física”.

Por fim, o ministro Guilherme Afif lembrou da dificuldade das micro e pequenas empresas em conseguir crédito. “O Brasil tem um dos melhores índices de empreendedorismo, de pessoas que sonham com o próprio negócio. Temos que incentivar essas pessoas que querem realizar seuws sonhos. E o acesso ao crédito é um passo importante para isso”, disse.

Programa de incentivo

O Santander apresentou para os presentes um programa global voltado às pequenas e médias empresas, que vai oferecer produtos, serviços e atendimento adequado ao perfil de cada empreendedor, benefícios não financeiros como capacitação, participação em uma rede de networking e ferramentas de incentivo à internacionalização, além de R$ 15 bilhões em linhas de crédito para micro e pequenas empresas.

Segundo o presidente do Santander Brasil, Jesus Zabalza, a instituição quer incentivar o crescimento e a profissionalização do microempresário brasileiro. “Vamos custear 500 bolsas de estágios para pequenos negócios, além da oferta de educação à distância, palestras em universidades, encontro de networking, vídeos e tutoriais de gestão de negócios”.

Fonte: ASCOM/SMPE

Deixe um comentário!