Microcrédito da Caixa já ajudou 600 mil MEIs

18 de setembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

A Caixa Federal já beneficiou cerca de 600 mil micro e pequenos empreendedores em todo o país com o Microcrédito Produtivo Orientado (Crescer). O programa, que completa em setembro dois anos de operação, atingiu a marca de R$ 1,3 bilhão em empréstimos a clientes com faturamento de até R$ 120 mil por ano, independentemente do tipo de atividade produtiva.

Em 2012, 27% dos contratos do Crescer foram de empreendedores individuais e 5% para microempresários, com prevalência de mulheres entre os tomadores de crédito, num total de 58%. As operações de Microcrédito são realizadas sem carência. O valor a ser concedido depende da análise do crédito e da capacidade de pagamento do empreendedor.

O empreendedor Rafael Andrade de Aracaju (SE) é um dos beneficiados pelo programa. Ele conseguiu ampliar seu negócio quando contratou o Crescer Caixa, para garantir capital de giro à loja de ração para animais: “Investi em sacos de farelos e em ração para cachorros, além de acessórios para animais. No primeiro mês, meu lucro foi de 200%, que reinvesti em mercadorias, e guardei uma porcentagem para as parcelas do empréstimo. Hoje, sou um empresário de sucesso, graças a esse apoio – conta o beneficiário”.

O atendimento do Microcrédito é realizado por Jovens Aprendizes das comunidades atendidas pela Caixa, que recebem qualificação para atuar como Agentes de Microcrédito. Desde 2011, a Caixa já contratou 2.467 jovens para atuar no programa Crescer, oportunidade que facilita a inserção dos agentes no mercado de trabalho.

Fontes: Infomoney e Monitor Mercantil

Deixe um comentário!