MPEs ganham espaço em Juiz de Fora

24 de janeiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

MINAS GERAIS – As micro e pequenas empresas têm ganhado espaço em Juiz de Fora, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na cidade. Com menos burocracia nas contratações, o setor é uma das principais portas de entrada para o mercado de trabalho e de novas possibilidades profissionais, como foi o caso do coordenador de vendas Marco Aurélio Thomaz que trocou um emprego em uma grande empresa para trabalhar em uma menor.

Atuando há 26 anos no ramo de farmácias, o coordenador de vendas disse não se arrepender de ter mudado de emprego em 2013. “É diferente o convívio com o proprietário, com o colega. Quando se trabalha em uma grande empresa, o contato é basicamente por e-mail e na pequena empresa a conversa é pessoalmente e juntos vamos negociando o que é melhor”, argumentou Marco Aurélio.

Ele é apenas um, dos nove funcionários contratados pelo estabelecimento nos últimos meses. Desde a inauguração da unidade em julho, foi preciso reforçar o quadro de colaboradores mais de uma vez. “Inicialmente contratamos quatro pessoas. Com o tempo, vendo que a empresa apesar de pequena, atende uma grande demanda, foi preciso contratar mais funcionários”, explicou a sócia proprietária, Tamiris Faria.

Entre janeiro e novembro de 2013, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de mais de um milhão de postos de trabalho no país, segundo o Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Apesar do levantamento não detalhar o desempenho de cada município na abertura de novas vagas, o analista do Sebrae em Juiz de Fora, João Paulo Palmiere, acredita que a cidade teve um bom resultado em 2013 devido ao número de pequenas e micro empresas no município, que hoje seria de aproximadamente 18 mil empreendimentos. “Esse tipo de estabelecimento é flexível, tem mais autonomia e na maioria da vezes é o local onde esses profissionais vão somar junto a essas empresas”, informou.

Max William Damasceno é estagiário em uma empresa de desenvolvimento de sites e gerenciamento de rede sociais, que hoje conta também com dois funcionários. Em breve ele também deve ser contratado e de olho nesse emprego, ele afirmou encarar a rotina de trabalho com mais ânimo. “Estou muito empolgado porque é raro as pessoas que conseguem emprego na sua área. Conseguir isso logo após me formar é muito animador”, afirmou.

O proprietário do estabelecimento, Webister da Silveira Barbosa, já prevê novas contratações para os próximos meses. “Para continuar expandido o nosso negócio, a ideia é continuar com essas contratações ao longo do ano”, disse.

Fonte: G1

Deixe um comentário!