Mensalão: devemos comemorar?

17 de outubro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Vivemos um momento de transformações no Brasil. Somos um país ainda em formação. Uma nação jovem, que busca sedimentar suas instituições. Nos últimos anos, assistimos a mudanças na economia do país e, principalmente, na política. No momento, um importante capítulo da nossa história está sendo escrito, que é o julgamento – pelo Supremo Tribunal Federal – da cúpula do PT durante o governo Lula.

Condenação é um fato triste, não se deve comemorar, mas é um alerta para a ação. Precisamos atacar as causas que levaram aos atos criminosos. A condenação é o efeito. E o que gera e facilita alguns comportamentos como desvio de dinheiro público e corrupção é o sistema de representação política vigente hoje no Brasil. Portanto, a chave para evitarmos episódios como esse é mudar o atual sistema.

Temos que analisar a fundo a própria estrutura das campanhas políticas para evitar que práticas como o “caixa 2” e a obtenção de dinheiro de outras fontes estejam permanentemente à disposição dos personagens políticos.

Então, por que não usarmos o resultado do processo do Mensalão para deflagrar imediatamente, em todo o país, uma ampla campanha pelo voto distrital?

Tenho uma opinião, que também é o ponto de vista do Partido Social Democrático, que ajudei a criar. Isso está nas diretrizes do PSD. Estou falando da defesa intransigente do voto distrital.

O voto distrital aproxima o eleitor do político eleito e incentiva o cidadão a fiscalizar, cobrar e a participar ativamente da política em seu município.

Hoje, dificilmente o Congresso Nacional aprovaria esse projeto. Por isso, é preciso que haja um movimento pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte Exclusiva e pelo voto distrital. E este processo pode ser feito na rua, como aconteceu com a Lei da Ficha Limpa – que nasceu exatamente de uma mobilização, de uma pressão da sociedade.

No entanto, note-se que, antes desse processo, é importante realizar um plebiscito para o funcionamento da Constituinte, com definições claras para evitar outras alterações na estrutura jurídica do país.

Esse é o momento da virada, é a hora de mudarmos os rumos da política brasileira, e não de comemorarmos a prisão de quem quer que seja. O STF acaba de lancetar tumores que estavam comprometendo a saúde da política brasileira. Agora, precisamos agir para curar esta doença. Outros tumores virão, se o atual sistema político for mantido. Está mais do que na hora de mudar. Comecemos pelo voto distrital.

1 comentário para “Mensalão: devemos comemorar?”

  1. Marcelo Prado disse:

    Concordo em gênero, número e grau. Acredito que o senhor poderia liderar essa mobilização, até para que a população possa entender o conceito de “voto distrital”. Conte comigo e um grande abraço.

Deixe um comentário!