MEI faz sucesso em Vitória da Conquista

27 de junho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

BAHIA – Os beijus de tapioca estão ganhando espaço entre os produtos típicos de São João, como o licor, o amendoim, o quentão e a canjica. Em Vitória da Conquista (BA), em uma kombi adaptada, são vendidos beijus para todos os gostos: desde o “arretado”, o “catingueiro”, o “presepeiro”, “Dadá e Dona Sila”, o “franciscano”, até o chamado “fuleiro”. Tem ainda o beiju tipo “Tupi” (queijo e frango) e o “Guarani” (queijo, frango, tomate e orégano). As combinações são invenção de Marcelo Ribeiro e Silva, de 29 anos, proprietário da Kombioca Produtos da Mandioca.

Turismólogo, ex-estudante de Agronomia da Uesb e músico nas horas vagas, ele apostou nos produtos feitos à base de mandioca, como tortas, bolos, pizzas e o carro-chefe, beiju, para alavancar o negócio. Há três anos, Marcelo vem atuando nesse ramo, mas só em novembro do ano passado resolveu procurar o Sebrae para legalizar sua empresa como Microempreendedor Individual (MEI). Após a formalização, participou de oficinas, realizadas em maio e junho nas exposições agropecuárias de Vitória da Conquista e Itapetinga. ”Depois que registrei a empresa, recebi várias visitas dos técnicos do Sebrae que me ajudaram a fazer análise de mercado, inclusive sugeriram que o produto fosse divulgado na internet”.

A partir do MEI, Marcelo ficou mais estimulado e passou a dedicar todo seu tempo à atividade, tanto que hoje já planeja expandir o negócio e fornecer seus produtos para restaurantes, mercados e escolas, aproveitando o fato de contar com nota fiscal. Suas vendas cresceram e ele contratou dois colaboradores. O ponto fixo é na Avenida Olívia Flores, mas ele tem a facilidade de se locomover com sua kombi e participar de festas e eventos na cidade e região.

“Tenho concorrência de outros beijus em diversas casas da cidade, mas os meus são diferenciados”, garante Marcelo, que pretende aumentar suas vendas em mais de 30% no período de São João, embora a festa em Conquista, na Praça Barão do Rio Branco, não seja tão tradicional como em outras cidades da Bahia.

Os beijus são seu carro forte, mas a “Kombioca” também oferece deliciosas tortas doces e salgadas, brigadeiros e pizzas de tapioca, que são apreciados nas noites frias de Conquista. Quanto aos nomes dados aos beijus, o empresário explica que teve a intenção de valorizar os derivados da mandioca e as culturas nordestina e indígena. A compra da matéria-prima (a tapioca) é feita nos povoados de Campinhos e Simões, os maiores produtores de mandioca do município.

A técnica Juliana Mangabeira, do Ponto de Atendimento do Sebrae de Vitória da Conquista, lembra quando fez o registro da Kombioca Produtos da Mandioca. Agora, ela acompanha a sua expansão e sucesso no mercado. “Além de legalizar e tirar a empresa da informalidade, o programa MEI oferece treinamento ao empresário, garantindo a continuidade da empresa”, afirma o coordenador regional interino do Sebrae, Lívio Santos Moniz.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!