Inovação na gestão impulsiona resultados

21 de agosto de 2013
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RORAIMA – A Cooperativa Agropecuária de Agricultores e Agricultoras Familiares de Caroebe (Cooparfac), da cidade de Caroebe (RR), foi fundada em 2004, com 26 sócios e dedica-se à produção de banana. Hoje, a cooperativa conta com 79 membros, pois o início da comercialização, em 2006, deu espaço para a entrada de novos parceiros, uma vez que houve aumento das vendas e a aquisição de novos produtos. O processo funciona da seguinte forma: o produtor fornece seu produto à Cooparface, se a venda desse produto for viável, ele é convidado a entrar como sócio na cooperativa.
Com o objetivo de melhorar o processo produtivo da banana in natura, a Cooperativa inovou introduzindo a tecnologia de pós-colheita, que possui as seguintes atividades: colheita da banana, visando manter o produto com as características originais, evitando a abrasividade (escoriações, batidas etc), transporte e limpeza, seleção de padronização, acondicionamento (embalagem, armazenamento e refrigeração), transporte ao mercado consumidor por meio de veículo refrigerado, central de recepção, armazenagem e, por fim,  refrigeração e comercialização do produto para o mercado consumidor.

A Cooperativa também adotou uma maneira nova de vender os produtos. Tendo em vista a forma tradicional de comercialização na região, onde a venda é feita por  unidade, a Cooperativa passou a adotar o quilo, pois desenvolveu processos de despalma, higienização, classificação e embalagem que facilitou a venda do produto. Além disso, foi desenvolvida uma identidade visual para a Cooperativa, com a criação da marca e logotipo.

O próximo passo será o desenvolvimento de novos produtos, tais como: doces em tabletes, doces em barra, balas cristalizadas, geléias, entre outros. A inovação em gestão organizacional e em marketing foram as primeiras medidas adotadas para o crescimento da Cooperativa.

Benefícios da Inovação
Com a melhoria do processo de pós-colheita, o produto ganhou qualidade, uniformidade e boa aparência, permitindo assim a conquista de novos clientes. Além disso, a empresa realizou um estudo de prospecção de demanda e com isso ampliou as vendas para outros estados.

Dentro do histórico, existe hoje no Caroebe uma casa de embalagem onde é feito todo processo de acondicionamento e uma central de recepção acondicionada para receber e distribuir o produto em Manaus. Outro ponto importante é que a venda do produto é feita diretamente ao cliente externo por meio da cooperativa, evitando atravessador.

Diante da mudança da forma de venda do produto, houve como consequência aumento do faturamento, pois a Cooperativa inovou na maneira de negociar, levando-se em conta, principalmente, a venda por quilo e a melhoria da qualidade do produto.

O projeto contou com o apoio do Sebrae por meio do projeto Arranjos Produtivos Locais (APL) da bananicultura no Caroebe.

Fonte: Sebrae Roraima

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