Ação agrega valor a produtos natalinos

13 de dezembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

PARÁ – Cento e vinte e oito panificadoras de 20 municípios paraenses oferecem aos consumidores diversos produtos natalinos com toque regional. O Festival Natalino Ceia Paraense, que teve como base o projeto Sabores do Pará, ocorrido em Belém, é desenvolvido pelo Sebrae no Pará em parceria com a Casa do Sorveteiro e OCRIM. Tem como base o Encadeamento Produtivo das Empresas de Indústria de Alimentos e Bebidas, que traz entre suas estratégias a aproximação das empresas fornecedoras com as empresas de micro e pequeno porte.

“Identificamos, em um primeiro momento, oito produtos de maior consumo no período natalino oito produtos, que foram formatados com os sabores da gastronomia paraense, acrescidos de frutas exóticas e outros elementos regionais”, explica Leda Magno, coordenadora do projeto de Panificação do Sebrae no estado.

O Festival está será realizado em 120 panificadoras dos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Barcarena, Abaetetuba, Santa Maria, Castanhal, Curuça, Vigia, Santa Izabel do Pará, São Miguel do Guamá, Bragança, Salinópolis, Nova Timboteua, Marabá, Parauapebas, Redenção, Santarém e Monte Alegre.

Leda explica que as empresas receberam a capacitação em três eixos. Primeiramente os proprietários e os gerentes foram orientados sobre a importância de investimento em qualidade e em produtos de maior valor agregado. Depois, a equipe de produção foi capacitada para o desenvolvimento das receitas dentro dos processos de padronização, fragmentação e controle de produção. Por fim, a qualificação da equipe de loja em atendimento ao cliente.

“Para composição das receitas, mapeamos os produtos tradicionais do período e pesquisamos a combinação de ingredientes para manter qualidade no sabor e aparência, a partir disso, fragmentamos as receitas e associamos o toque regional, mas com cautela para não descaracterizar o Natal”, explica a gestora, ao se referir ao uso das frutas cristalizadas, uvas passas e outros. Os preços variam entre R$ 4 e R$ 20 e, segundo a gestora, a intenção é incrementar as vendas em 20% nesse período.

Com base nessas referências foram criados os produtos: Panetonne Paraense, Panetonne Paraense Folhado, Rosca Natalina Paraense, Colomba Pascoal Pai D’égua, Cuca Noel Marajoara, Gallup à Grão Pará, Rosastone de Cupuaçu, Rocantone Natalino e Bolo Rei Açaí. “Nossa proposta é apresentar um novo cenário para a indústria de alimentos, dando ênfase aos produtos especiais que transformam a ceia natalina mais paraense”, argumenta. Os produtos estarão disponíveis nas lojas credenciadas até 31 de dezembro.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Tags: , , ,

Deixe um comentário!