Imperatriz já tem 15 mil novos MEIs

16 de janeiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

MARANHÃO – Segundo dados contabilizados pela unidade regional do Sebrae em Imperatriz, mais de mil pessoas saíram da informalidade e resolveram montar seu próprio negócio como Microempreendedor Individual (MEI) em 2013. Esse aumento expressivo da categoria foi registrado em todo o Maranhão, que contabilizou 15 mil novos MEI.

Para o gerente regional do Sebrae no Maranhão, Danilo Borges, “essa tendência de crescimento no número de microempreendedores individuais mostra que uma média de três novas empresas foram abertas por dia em Imperatriz”. Segundo ele, tal desempenho é muito importante para o desenvolvimento das cidades e o aquecimento da economia nacional. “Com a criação de novas empresas, surgem mais empregos e, assim, um maior volume de dinheiro circulando no país”, ressalta.

A comerciante do município de Buritirana, Iraíldes Correia, que se formalizou em 2013, destacou as vantagens que encontrou após se formalizar. “Com o meu cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), pude comprar em grande quantidade em empresas de grande porte e a preços mais baixos, o que me deu uma maior margem de lucro e ajudou no crescimento do meu negócio”, enfatiza. “O Sebrae foi muito importante no meu processo de formalização, pois ajudou na inscrição como microempreendedora individual e me deu toda a orientação necessária quantos às vantagens e obrigações da categoria”, lembra a comerciante.

João Soares, que há três anos se formalizou como MEI, começa 2014 mudando sua categoria para microempresa. “Eu era impedido de prestar serviços à maioria das empresas, já que elas exigiam nota fiscal dos serviços e eu não podia emitir por não ter CNPJ. Ao me formalizar, meu número de clientes aumentou e pude atuar em outras cidades da região. Com isso, meu empreendimento cresceu. Com a expansão, veio a necessidade de mudar para microempresa, até porque, em 2014 pretendo participar de licitações”.

Para se tornar um Microempreendedor Individual, basta acessar o site: www.portaldoempreendedor.gov.br e se inscrever, sem custos e sem burocracia, além de não precisar da assessoria de um contador. O empreendedor passar a ter a obrigação de pagar mensalmente o boleto de tributos, que também é gerado pelo site, no valor de R$ 39, o que lhe dá o direito de gozar dos benefícios da Previdência Social.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!