MEIs conquistam mercado em Gurupi

26 de setembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

TOCANTINS – Com foco no atendimento dos trabalhadores autônomos, a cidade de Gurupi tem intermediado e facilitado a formalização e melhoria de vida dos Micro-Empreendedores Individuais (MEI) do município e da região Sul do Tocantins.

Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Gurupi e o Sebrae vem proporcionando cursos e palestras voltados ao treinamento e incentivo dos microempreendedores.

Qualquer trabalhador autônomo, que acumular anualmente uma renda de até R$ 60 mil, pode se cadastrar como MEI e ter acesso a diversos benefícios como, por exemplo, Previdência Social, crédito com taxas de juros menores, obtenção de um CNPJ, baixa de empresas, emissão de nota fiscal, entre outros.

Desde fevereiro de 2013, a parceria entre a Secretaria e o Sebrae tem prestado diversos serviços de maneira ágil e simplificada como abertura de empresas; alteração de dados cadastrais; declaração de imposto de renda; impressão de boletos de arrecadação fiscal; emissão de alvará de funcionamento junto a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças; orientação para participar de processos de licitações com a Administração Pública.

Além destes, entre os serviços mais procurados estão: a concessão de linha de crédito. Segundo o Secretário de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Gurupi, Pedro Dias, esta procura se deve à dificuldade e burocracia encontrada pelo microempreendedores nas agências bancárias ao tentar pegar empréstimos. “A preocupação da nossa gestão tem sido buscar incentivos ao microempreendedor, inclusive por meio de associações, para que eles cresçam fortes”, disse Pedro Dias.

Segundo relatório do SIMEI, no Portal do Empreendedor, este ano tem sido recorde em cadastramentos de microempreendedores. Atualmente são 55 mil MEI formalizados no Tocantins, sendo que 3.644 destes estão em Gurupi. Este cenário comprova um crescimento de mais de 100% em relação ao ano passado, onde havia apenas 21.774 formalizados no Estado e apenas 1.430 na Capital da Amizade.

O jornalista Frank Ney de Oliveira é um microempreendedor e revela sua satisfação com o atendimento oferecido em Gurupi. “Não sabia emitir nota fiscal, desconhecia meus direitos enquanto MEI, inclusive os previdenciários e era difícil conseguir financiamento no banco. Agora tenho acesso a tudo o que antes parecia impossível”, declarou.

Fonte: Surgiu.com.br

Deixe um comentário!