Governo vai facilitar exportações pelas MPEs

10 de setembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Para facilitar as exportações por micro, pequenas e médias empresas, o governo federal anunciou mudanças favoráveis na concessão de garantias da União para as operações de crédito deste setor. O Ministério da Fazenda pretende lançar uma apólice que funcionará como certificado de garantia para segurar as operações de crédito à exportação com prazo inferior a dois anos, beneficiando as empresas menores.

A medida pretende sanar as dificuldades hoje encontradas pelas MPEs, que hoje tem maior dificuldade de apresentar aos bancos garantias suficientes para comprovar que o financiamento será honrado mesmo se acontecer algum problema no pagamento das exportações. “Hoje as MPEs lutam com barreiras muitas vezes intransponíveis para exportar, o que não propiciou às microempresas ingressarem na globalização”, diz o secretário de Competitividade e Gestão da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Carlos Leony. Para ele, a decisão do governo garantirá às empresas de menor porte condições para disputar espaço no mercado internacional.

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa está trabalhando para implantar num prazo de até um ano o Portal Empresa Simples, que entre outras medidas, vai criar uma praça eletrônica de comércio internacional. Batizado de “Simples Internacional”, o espaço proporcionará negociações diretas entre micro e pequenas empresas de línguas portuguesa e espanhola.

Fonte: o Estado de S. Paulo

Deixe um comentário!