Globalização planejada mês a mês

8 de janeiro de 2014
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O ano novo já chegou – ou já deveria ter chegado, caso a sua intenção seja explorar o mundo em 2014. Mais do que refletir sobre o que foi realizado em 2013, o importante agora é pensar nas ações que vão ajudar você a posicionar o seu negócio em outro patamar ao longo do próximo ano. Sugiro aqui uma lista de 12 ideias que você pode implementar mês a mês para atingir a internacionalização. Mãos à obra!

Janeiro Este é um mês mais tranquilo no Brasil. Vale a pena aproveitá-lo para planejar como será o resto do ano. Descubra, por exemplo, quando vão acontecer as principais feiras do seu setor no mundo. Você pode começar sua busca nos siteswww.biztradeshows.com ou www.messe.de/home.

Fevereiro Talvez as baterias ainda não estejam totalmente carregadas, mas no resto do mundo – em particular no hemisfério norte – este é um mês bem ativo. Dá para começar a fazer alguns contatos que possam te ajudar com dicas, parcerias, informações. Pesquise grupos de interesse no seu setor em sites como LinkedIn e contate potenciais parceiros.

Março Organize sua leitura diária e informe-se sobre as principais tendências no mundo. Uma dica é organizar sites de notícias e blogs estrangeiros em uma plataforma como o Feedly. Não entendeu algum texto? Use o Google Translator.

Abril Deve estar na hora de organizar sua viagem para aquela feira no exterior. Economize programando sua viagem em sites como www.kayak.com.br ehttps://pt.airbnb.com – usando essa plataforma, você pode se hospedar na casa de um local e vivenciar os hábitos de seus potenciais clientes no exterior.

Maio É sua obrigação estar sempre atualizado, entendendo o que a concorrência no resto do mundo está fazendo. Nada melhor do que fazer cursos com os professores das melhores universidades do mundo, como MIT ou em sites como Coursera. Detalhe: as aulas são gratuitas.

Junho Já pensou em contratar um estagiário estrangeiro? Ele poderá ser uma fonte única de ideias para o lançamento do seu negócio no exterior. Entre em contato com organizações como a AIESEC ou Universia para se informar sobre oportunidades desse tipo.

Julho Identifique países-alvo para suas primeiras exportações no portal oficial doMinisterio de Relações Exteriores. Lá, você encontra uma lista de eventos que vão ocorrer em todo o mundo, além de uma série de documentos que explicam como exportar.

Agosto Você sabe quais são os países que estão comprando mais o tipo de produto que você vende? A AliceWeb é uma ferramenta que ajuda a analisar tendências de consumo, por país, mês, categoria de produto etc.

Setembro Descubra quanto tempo leva para abrir uma empresa, ou quantos documentos são necessários para exportar para determinados países nesta ferramentacriada pelo IFC e pelo Banco Mundial baseada no relatório Doing Business.

Outubro Agora que você tem alguma experiência sobre mercados internacionais, talvez seja o momento de redesenhar sua estratégia. Coloque no papel suas ideias, expectativas etc. Um formato interessante é o modelo Canvas.

Novembro Se você já está convencido de que tem que estar mais presente em um determinado país, é fundamental melhorar o marketing dos produtos que pretende vender. Aspectos como nome, material de comunicação e site são muito importantes. Por que não contratar um designer do país para o qual pretende vender? Procure opções em sites como www.12designer.com/en/.

Dezembro É hora de refletir sobre tudo o que você aprendeu ao longo do ano e decidir como vai seguir com seu projeto de internacionalização. Siga alguns dos passos para deslanchar seu negócio e, se for necessário, conte com ajuda de um consultor ou mentor para refletir sobre o projeto.

Boa sorte e um feliz 2014!

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

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