Evento vai reunir setor moveleiro em MG

5 de novembro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

MINAS GERAIS – O mercado consumidor de móveis no Brasil e as perspectivas econômicas do país para os próximos anos são tema do Seminário Moveleiro de Ubá, que será realizado pelo Sebrae no dia 11 de novembro. O público-alvo são empresários do terceiro maior polo moveleiro do país e o maior do Sudeste.

A cidade de Ubá reúne cerca de 300 empresas do setor, a maioria de pequeno porte. Quase metade delas fabrica móveis populares, voltados para as classes C e D. O seminário vai abordar as oportunidades de inovação para atendimento a essa importante fatia do mercado consumidor brasileiro, que já representa 54% da população, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas.

O evento terá a participação da jornalista econômica Salette Lemos, que vai conduzir o painel A economia do Brasil, abordando perspectivas e cenários da economia do país. Em outro painel, O mercado de móveis para a classe média, a designer e especialista em mercado Andrea Krauze falará sobre oportunidades para o setor.

O seminário faz parte do plano de melhoria da competitividade do arranjo produtivo local (APL) moveleiro de Ubá, que conta com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ações do Sebrae, Fiemg/IEL e Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá (Intersind). A ação tem o apoio da Agência de Desenvolvimento de Ubá (Adubar). O convênio com o BID beneficia sete APL de Minas Gerais com ações de capacitação e assessoria empresarial, tecnologia e inovação, meio ambiente e desenvolvimento local, logística, comercialização, prospecção de mercado e exportações.

O Sebrae atende diretamente 15 indústrias de Ubá com ações de inovação tecnológica, focadas em melhoria de processos produtivos e redução de impactos ambientais. “Realizamos projetos de eficiência energética, aprimoramento de produtos e do layout de áreas de produção, visando ao aumento da produtividade e a redução de custos das empresas”, informa Lúcia Caiaffa, analista do Sebrae. A instituição mantém na cidade um centro de serviços para atendimento permanente a demandas de capacitação da cadeia produtiva do setor.

Fonte: Agência de Notícias Sebrae

Deixe um comentário!