Estádios da Copa são construídos por PPPs

3 de abril de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Futebol, paixão nacional. Parcerias Público-Privadas (PPPs), grande solução para alavancar o crescimento do Brasil. Aparentemente, uma coisa não tem a ver com a outra. Na verdade, esses assuntos têm um importante ponto em comum: novos estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil estão sendo erguidos ou reformados graças a contratos feitos entre os governos e empresas. Alguns exemplos são os estádios Mineirão, Arena Pernambuco e Fonte Nova (Bahia).

Eles fazem parte dos chamados project finance, que são projetos de longo prazo, utilizados principalmente para grandes obras de infraestrutura. No ano passado, R$ 30,2 bilhões foram colocados em 74 projetos de longo prazo (um salto de 46,9% em relação a 2010).

É a primeira vez que os estádios entram na lista. Eles aparecem como um dos setores que mais receberam financiamento, com 7,4% dos recursos destinados a project finance.

Outros destaques são os setores de transporte e logística, indústria de energia e segmento de óleo e gás.

 

O que Afif tem a ver com isso?

À frente do Conselho Gestor do Programa das Parcerias Público-Privadas (PPPs) do Estado de São Paulo, Afif tem a importante missão de intermediar parcerias entre empresas e o governo, garantindo investimentos que melhoram os serviços públicos. Com as PPPs todos ganham: as empresas, por investirem num negócio que dá retorno financeiro e credibilidade; o estado, porque oferece serviços de maior qualidade; e o cidadão, que vê a sua vida melhorar. Alguns exemplos de PPPs são a Linha 4 do Metrô, a estação de tratamento de água de Taiaçupeba e a modernização da Linha 8 da CPTM, todos na Grande SP. Leia mais.

 

Fonte: Valor Econômico

Leia aqui a notícia na íntegra

Deixe um comentário!