Encontro debate MPEs na América Latina

27 de junho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Nesta semana acontece em Santander, na Espanha, a 12ª edição do Encontro Santander América Latina. O ciclo anual de palestras organizado pelo Banco Santander, em parceria com a Universidade Internacional de Menéndez Pelayo, começou nesta quarta, 26. O objetivo do evento é debater as pequenas e médias empresas, as iniciativas focadas no aumento da produtividade do setor e na formalização de novos negócios.

Entre os temas debatidos nesta quinta, 27, esteve a integração de pequenas empresas a grandes cadeias produtivas, apontando os benefícios da colaboração entre empreendedores do mesmo setor. Os participantes também defenderam o investimento em programas de financiamento para redes de fornecedores e clientes formadas por PMEs para melhorar as condições dos empreendedores latino-americanos.

Em relação ao Brasil, Jesús Zabalza, presidente do Santander no país, comprometeu-se a reforçar a aposta do banco nas pequenas e médias empresas. Zabalza elogiou o compromisso do governo brasileiro com o fortalecimento das PMEs e citou como exemplo de incentivo a criação da Secretaria das Micro e Pequenas Empresas, com status de Ministério – criada para dar impulso aos empreendedores.

“A isenção de impostos concedida ao setor produtivo é muito bem-vinda. Tenho certeza de que essas mudanças serão benéficas. Em um país no qual o Estado sempre teve atuação determinante no ritmo da economia, o avanço dos empreendedores é uma oportunidade inédita de alcançar um melhor equilíbrio entre o governo e a sociedade. É inegável que o novo empreendedor brasileiro será protagonista em boa parte das transformações modernizadoras pelas quais o País está passando”, acrescentou o presidente.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios e site do Santander

Deixe um comentário!