Encontro Brasil-Alemanha discute cooperação

14 de maio de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Nesta segunda-feira, Afif participou de seu primeiro evento como ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, na abertura do 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, em São Paulo. O principal objetivo do evento é discutir as oportunidades de ampliação do comércio e dos investimentos entre os dois países. A edição deste ano traz como lema “Cooperação Brasil-Alemanha para a Competitividade”.

No encontro da presidente Dilma Rousseff com o presidente da Alemanha, Joachim Gauck, um dos principais temas foram os micro e pequenos empreendimentos.

Em seu discurso, a presidente ressaltou que, com a criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, o governo brasileiro dá seu total apoio ao setor. Ela também destacou a criação da secretaria da MPE e a importância da interligação entre os dois países no que se refere à inovação e tecnologia dos pequenos empreendimentos: “Logo no início do meu governo, eu encaminhei ao Congresso Nacional a proposta da criação de uma secretaria da micro e pequena empresa, o que se concretizou na semana passada com a posse do ministro Afif Domingos, uma reconhecida liderança brasileira no setor dos pequenos negócios. Assim, eu queria dizer a todos que as chamadas micro, pequenas e médias empresas passam a ter um espaço institucional que garantirá atenção exclusiva a suas necessidades, a seus interesses, ao seu desenvolvimento, ou seja, linhas de crédito, apoio institucional, desburocratização, racionalização tributária e celeridade. Essas empresas têm um papel importante a desempenhar não só no comércio exterior brasileiro, mas no desenvolvimento de atividades em várias áreas”.

No pronunciamento à imprensa após a reunião bilateral, Afif disse que só as pequenas empresas têm a flexibilidade necessária para vencer a crise.

Deixe um comentário!