Empresário abre empresa com apenas 5 mil reais

15 de setembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

RIO GRANDE DO SUL – Cansado de “dar dinheiro para os outros”, como gosta de dizer, o técnico em informática Carlos Buavas, mostra que uma empresa robusta pode nascer de um investimento muito baixo – mais exatamente R$ 5 mil. Decidido a ser seu próprio patrão, Carlos pediu as contas no emprego, raspou o dinheiro da poupança e comprou peças e acessórios para montar uma lan house. Comprou os móveis de segunda mão e em liquidações, mas a falta de planejamento o levou a amargar resultados negativos nos primeiros seis meses.

Após a visita de um consultor do programa Negócio a Negócio, uma parceria entre Sebrae e Fadergs, foi detectado o ralo por onde fugia o dinheiro do negócio.

– Comecei a colocar custos e receitas em planilhas. Fiz o perfil do meu cliente, entendi o que ele queria e o que eu poderia cobrar. Foi a salvação – admite.

Um ano e oito meses depois de entrar nos eixos, a Infotrônica prepara a expansão, a começar pela mudança da sede para uma loja espaçosa com mais dois funcionários. Terá, ainda, venda de equipamentos de informática. O investimento foi de R$ 25 mil – todo realizado com capital próprio, fatia do faturamento guardada religiosamente para garantir o crescimento da empresa.

– A estratégia foi trazer planejamento ao negócio. Isso aumenta muito as chances de funcionar – ensina Buavas.

Fonte: Zero Hora

Deixe um comentário!