Empresa inova com cardápio digital

15 de outubro de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

PARAÍBA – Livros, jornais e revistas, entre outros materiais impressos, já tem sua versão on line para computadores e dispositivos móveis. Aos poucos, o processo de digitalização está atingindo todas as esferas da sociedade. Agora, uma empresa paraibana de tecnologia desenvolveu um software batizado de cardápio digital, que tem como proposta substituir os cardápios impressos de bares e restaurantes.

A novidade será lançada no dia 25 de outubro no Inova Gastronomia Paraibana, durante o Fórum Paraibano de Gastronomia, que é uma das atividades paralelas ao evento. De acordo com o empresário Marcus Varandas Filho, da MVarandas Tecnologia, a expectativa é de que pelo menos 50 empresas do setor de bares e restaurantes adquiram o software. A tecnologia será oferecida por meio de uma parceria entre Sebrae na Paraíba e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Paraíba (Abrasel-PB), com valores diferenciados.

Segundo o gerente de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae na Paraíba, Fernando Ronaldo, este ano, só no estado, a instituição está investindo cerca de R$ 6 milhões em projetos de inovação e tecnologia para as micro e pequenas empresas. “A inovação é um elemento importante para tornar um pequeno negócio competitivo e ampliar mercado. Com o cardápio digital, esperamos que bares e restaurantes possam aumentar o faturamento e otimizar seus processos”, destaca o gerente.

Marcus explica que o sistema possibilita que o cliente acesse o cardápio da empresa por meio de um tablet disponibilizado pelo restaurante ou de seu próprio smartphone. “Dessa forma, o cliente poderá ainda, a critério do estabelecimento, fazer seu pedido diretamente da plataforma, já que o sistema é intuitivo e fácil de manusear”, comenta o empresário.

O software permite a inserção de fotos e detalhes dos pratos, valores dos produtos, customização com logomarca e cores da empresa, além de informações em até três idiomas. “O cliente pode optar por comprar o pacote completo com a tradução e as fotos, terceirizado pela nossa empresa”, diz Marcus Varandas. Durante o Inova Gastronomia, será oferecido o sistema completo por meio do programa Sebraetec, que irá custear 80% do investimento, ficando o empresário responsável apenas por 20%.

O aplicativo permite uma série de vantagens para a empresa: a otimização de processos, aumento das vendas e redução de custos. Marcus Varandas explica que o sistema, integrado a outras soluções de gestão, proporciona mais benefícios, além de estar de acordo com que exige a legislação. “É importante destacar que, embora a empresa possa optar apenas por usar unicamente o cardápio digital, a solução ideal é um sistema totalmente integrado com as ferramentas de controle operacional e gestão para alcançar verdadeiramente a otimização dos serviços”, destacou Marcus.

Delivery

Além do cardápio digital, que logo mais estará disponível para o setor, outras soluções podem ser utilizadas para garantir a automação e otimização de processos. Uma delas é delivery on line, também desenvolvida pela MVarandas. Integrado ao sistema de gestão, a ferramenta permite que o cliente faça todo o processo de pedido on line, inclusive o pagamento. “Com esse software não é necessário que um funcionário do bar ou restaurante fique conectado para acompanhar as solicitações. Elas chegam diretamente para cozinha, gerando economia de tempo e agilidade”, ressalta o empresário.

Marcus afirma que o sistema foi desenvolvido com todos os requisitos de segurança para evitar transtorno tanto para os clientes quanto para o restaurante. “Se, por exemplo, o restaurante estiver sem conexão com a internet, o cliente será informado de que não conseguirá concluir o pedido. Do lado da empresa, o pedido só será confirmado se o cliente concluir o pagamento por meio de cartão de crédito”.

Fonte: Sebrae

 

 

Deixe um comentário!