Emprego desaba com falta de oferta de crédito, diz Afif

21/01/2016
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

 Emprego desaba com falta de oferta de crédito, diz AfifBrasília – As micro e pequenas empresas foram as responsáveis por 14,6% do saldo negativo de empregos no ano passado. Do total de 1,5 milhão de desempregos, os pequenos negócios foram responsáveis por 224 mil demissões. Até novembro, o saldo de vagas de trabalho nesse segmento tinha sido positivo de cerca de 60 mil vagas.

“O mês de dezembro sempre apresenta saldo negativo, entretanto, em 2015, os empregos desabaram no último mês do ano”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

Para Afif, a falta da oferta de crédito para os pequenos é uma das principais causas da grande queda do emprego nas micro e pequenas empresas em 2015. “Não é verdade que a demanda por crédito diminuiu por conta da crise, como disseram os bancos. Foram eles, os bancos, que dificultaram o acesso de quem realmente precisa do dinheiro para que seu negócio possa sobreviver”, ressalta.

Em relação ao ano passado, a geração de empregos nos pequenos negócios, em 2015, apresentou uma queda de 167%, já nas empresas de médio e grande porte, a queda foi de 232%. Apenas os setores de Serviços e Agronegócio tiveram um saldo positivo. Eles geraram, respectivamente, 161,6 mil e 22,5 mil novas vagas.

O setor com maior número de demissões foi o da Indústria com o encerramento de, aproximadamente, 213 mil vagas, seguido pelo da Construção Civil, com 112 mil vagas, e pelo Comércio, com  82,6 mil.

Fonte: Agência Sebrae de Notícia

Deixe um comentário!