Empreendedora investe no mercado vegetariano

27 de fevereiro de 2015
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vegetarianismo_SURYA_MATERIASÃO PAULO – No Brasil, cerca de 8% da população se declara vegetariana e entre elas estão os veganos, uma parcela que decide não apenas abolir carne e derivados de animais da alimentação, mas de todos os produtos que consome rotineiramente. Isso faz com que há muito tempo o vegetarianismo não seja mais considerado uma filosofia de vida adotada apenas por pessoas “paz e amor”, mas sim um mercado com potencial de expansão.

Há uma demanda crescente de consumo e esse movimento foi percebido por Clélia Angelon, presidente da fabricante de produtos de beleza Surya. Além de produzir cosméticos veganos e levar o conceito para a estrutura da empresa – fornecendo refeições livres de insumos animais para os funcionários e promovendo oficinas de conscientização –, a Surya conta também com um spa.

Logo na entrada, é possível ouvir um barulho de água corrente. Quem chega ao local é convidado a tirar os sapatos e percorrer o trajeto de pedras mentalizando um desejo. “Sempre procurei um modelo de negócio em que o lucro seja importante, mas que contemple a ética. Aquilo que você faz atinge a você mesmo e o mundo”, reflete a empresária, vegetariana há 35 anos e vegana faz pouco mais de doze meses. “É preciso ter transparência, fazemos o que pregamos”, garante a empreendedora.

A partir da expansão por meio de vendas online, Clélia estima um crescimento de 50% em 2015. “Nossa estratégia comercial será extremamente agressiva. Atuamos em um campo muito vasto e acredito que exploramos apenas 20% do potencial. Não é uma visão utópica”, analisa Clélia.

Para a empresária, os diferenciais dos seus produtos são a eficiência e a alta performance que proporcionam aos consumidores. Por isso, a principal ferramenta de divulgação usada pela Surya, até então, foi a aprovação do próprio cliente. “Não temos propaganda em televisão. A fidelização acontece porque há uma percepção da qualidade. Até agora, crescemos sem esforço algum.”

Fonte: Estadão PME

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