Empreendedor investe na produção de queijo de búfala

17 de julho de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

PARAÍBA – O empresário André Brasil sempre trabalhou com bovinos, mas, depois de um curso de empreendedorismo rural há dois anos, ele resolveu investir em algo novo e ainda não explorado na sua região: a produção de queijo de búfala. O produtor rural, que mora em Alagoa Nova, no Brejo da Paraíba, produz hoje cerca de 250kg de queijo por mês e comercializa o produto em seu município e também em João Pessoa. Com uma produção diária de 200 litros de leite de búfala, ele já se imagina produzindo outros derivados desse material.

A produção começa com a ordenha, feita em um antigo engenho da família. Já em casa, ele aquece e resfria o leite e põe para coalhar. Com o leite coalhado, ele tira o excesso do soro e coloca na forma. Em seguida, o queijo vai para a prensa, que serve para retirar o resto do soro e dar forma ao produto. Cinco horas depois, o queijo já está pronto para o consumo.

“Tenho me sentido realizado. Principalmente porque é um produto que, para quem produz para industrializar, é muito vantajoso pelo fato de o teor de sólidos ser bem mais elevado que o bovino e o rendimento do leite é bem maior. Porém, a produção por animal é menor. Mas, pela facilidade do manejo, acho bem mais vantajoso”, explica o produtor.

Fonte: G1

Deixe um comentário!