Empreendedor aposta na informação para crescer

15 de dezembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

RIO DE JANEIRO – O jovem empreendedor João Fernandes, de 28 anos, começou a trabalhar cedo no setor de construção civil. Aos 17 anos já atuava nos negócios da família no ramo de cerâmica, em Campos dos Goytacazes, na região Norte do Rio de Janeiro. Aos 21, abriu sua primeira empresa: uma construtora para edificação de apartamentos. Mas há quatro anos resolveu investir no ramo de argila ensacada e moída para o setor de construção civil e criou a Argifácil.

A empresa começou pequena, com apenas três funcionários. Hoje, embora mantenha um quadro reduzido, com cinco funcionários, tem investido em novas tecnologias e equipamentos de ponta para impulsionar o crescimento. “Nosso foco é investir para aumentar a produtividade. Para isso, vamos automatizar toda a produção, trabalhando com mão de obra qualificada”.

Uma das estratégias adotadas pelo empresário é apostar na informação estruturada. “É fundamental discutir e encontrar soluções para o nosso setor para, por exemplo, tornar o preço mais competitivo. É preciso se preparar com antecedência, aproveitar as oportunidades e se prevenir contra as ameaças, como novos materiais concorrentes que estão surgindo”.

Este ano o empresário se prepara para abrir mais uma empresa, também na área de fabricação de blocos, porém agora de cimento. “Nos próximos meses, espero estar cada vez mais atento às novidades do mercado de construção civil como suporte na tomada de decisão. O objetivo é executar investimentos pontuais na fabricação de blocos que se apliquem em modelos construtivos mais racionalizados”.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Deixe um comentário!