Editora fatura publicando autores desconhecidos

26 de agosto de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

RIO DE JANEIRO – A ideia do jornalista Leonardo Simmer de abrir um negócio surgiu durante seu trabalho de conclusão do curso de comunicação. Seu sonho era montar uma editora voltada para escritores desconhecidos que concordassem em publicar suas obras em tiragens pequenas, com cerca de 50 exemplares. Assim nasceu a editora Multifoco. Ele e o sócio Marcelo Pinho começaram trabalhando em casa, em 2007. Gastaram R$ 500 para fazer a primeira edição. Os cem livros produzidos na época foram todos vendidos e os sócios quadruplicaram a quantia investida.

Logo perceberam que o lucro viria do giro: o segredo era não ter material encalhado. Quando a empresa começou a decolar, em 2008, investiram em uma sede no bairro da Lapa. Hoje o local abriga o escritório e um bar onde acontecem os lançamentos dos livros.

A editora recebe mensalmente cerca de 80 textos para análise. Destes, os 30 melhores são publicados. Ao todo, já foram lançadas mais de 500 obras. Segundo Simmer, o diferencial da Multifoco em relação às outras editoras é oferecer o serviço de graça aos autores. Eles levam também uma comissão, que varia entre 5% e 15% por livro vendido. “Fomentar a cultura e dar oportunidade a escritores que talvez jamais teriam a chance de ver suas obras impressas é o nosso principal objetivo. Alguns autores começam conosco e depois conseguem deslanchar”, diz o empresário.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Deixe um comentário!