Seringueiro “Dr. Borracha” cria calçados de látex

14 de julho de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

ACRE – Desde os dez anos, o seringueiro e artesão José Rodrigues, de 42 anos, trabalha com a extração de látex em seringais. Há sete anos, ele começou a fazer sapatos de borracha usando uma técnica em que são produzidas ‘folhas de látex’, as chamadas Folha Semi Artefato (FSA). São botas, sapatilhas e até sandálias gladiadoras. O dom de produzir os materiais fez com que o seringueiro ficasse conhecido como ‘Doutor Borracha’.

José admite que nunca pensou em ser artesão e descobriu o dom por acaso. Mas atualmente ele não se vê em outra profissão. “Gosto de ser artesão, me vejo como artesão e seringueiro. Sou um defensor da floresta”, diz.

Os preços dos calçados que José fabrica variam entre R$ 30 a R$ 90, dependendo do modelo e tamanho do sapato. Ele explica que a maioria dos produtos é feita a partir de encomendas e que as vendas variam entre 50 e 100 pares por mês. “O carro-chefe da minha renda é o sapato de látex. Em média, consigo por mês dois salários mínimos. Dá para me manter, porque eu tenho meu roçado, onde planto banana, macaxeira, milho, feijão”, afirma o seringueiro.

Além da fabricação dos sapatos, José Rodrigues também trabalha na capacitação de outros seringueiros e participa de exposições.

Fonte: G1

Deixe um comentário!