Dia do Respeito ao Contribuinte mobiliza estados

24 de maio de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Neste sábado o Brasil comemora o Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte. Em alusão à data, diversas entidades em diferentes capitais irão promover uma série de atividades gratuitas voltadas à população. O objetivo é mostrar para a sociedade o peso da carga tributária nos bens que são consumidos, e manifestar apoio à reforma tributária e desoneração nos impostos.

As ações incluem descontos em produtos e serviços. Em Fortaleza, um restaurante vai oferecer pratos com desconto de 20%, que é mais da metade da carga tributária média incidente sobre alimentos (em torno de 32%). Em Roraima, entidades fiscais realizarão oficinas temáticas voltadas a empresários, contadores e comunidade acadêmica. Já em Salvador, os contribuintes vão poder contratar serviços e comprar produtos sem impostos, incluindo gasolina a R$ 1,41.

Em outros estados, mobilizações e eventos já estão sendo promovidos ao longo desta semana, como a “Semana do Contribuinte” e o “Dia da Liberdade de Impostos”.

A conscientização sobre o peso da carga tributária brasileira é uma das principais bandeiras de Afif. Ele defende que todo cidadão brasileiro tem o direito de saber exatamente o quanto paga de impostos por produto ou serviço comprado. Segundo ele, tais informações são fundamentais para que a população possa exigir do governo a contrapartida em serviços públicos de qualidade.

Deixe um comentário!