Determinação garante sucesso de microempresa

10 de março de 2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Sheila-Diab-Maluf---Prêmio-Sebrae-Mulher-de-Negócios-(7)-AL-Foto-Nathália-Calazans.Nathália_CalazansALAGOAS – A empresária Sheila Diab Maluf foi professora de Literatura na Universidade Federal de Alagoas por 30 anos e, nos últimos nove, também exerceu o cargo de diretora da editora da universidade. Do romance com os livros, surgiu o sonho de ter o próprio negócio, que se tornou realidade no final de 2012, depois que ela pediu demissão da editora universitária e inaugurou a Viva Editora e Livraria, uma microempresa em Maceió. Ela foi vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria Pequenos Negócios.

Sheila pediu demissão e, em apenas um mês, abriu a empresa, escolheu o ponto comercial, planejou a reforma do local, contatou fornecedores. “A elaboração do plano de negócios foi fundamental para o sucesso do negócio e para que eu tivesse a coragem que faltava. Tomei a decisão com base na análise de dados e oportunidade de mercado, não na emoção apenas”, completa.

A Viva Editora e Livraria foi inaugurada em novembro de 2012, já com um conceito inovador em Alagoas, promovendo, além da venda de livros, eventos culturais e oferecendo serviços de editora. Já nos três primeiros meses de funcionamento a livraria foi um sucesso e Sheila atingiu metas traçadas para seis meses. Isso fez com que ela, em fevereiro de 2013, decidisse desmontar a loja e se mudar para um ponto com o dobro de tamanho, onde a livraria funciona hoje. “Sempre acho que posso fazer melhor, vi que eu estava acertando e fiquei com medo de ter preguiça de me mudar depois”, diz.

Em novembro de 2014, a empreendedora comemorou dois anos da livraria, que tem mais de oito mil títulos à venda e da editora, que já editou cerca de 60 títulos. O plano para 2015 é publicar novos títulos, inclusive livros digitais,e ampliar as atividades culturais que oferece.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!