Designer alavanca carreira no mercado de joias

29 de agosto de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

MINAS GERAIS – Há seis anos Edson Xavier não imaginava trabalhar com design de joias. O desafio surgiu quando ganhou uma bolsa de iniciação científica e descobriu como transformar resíduos da mineração de gemas em renda.

Reutilizando o feldspato – sobras de minas de extração de gemas –, o designer desenvolveu uma linha de anéis ecológicos, inspirados na cultura do Vale do Jequitinhonha.  Os anéis entraram em produção por meio do projeto Gema, coordenado pelo Centro Mineiro de Design, em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Centro de Design de Gemas e Joias da Uemg.

Desde então, sua carreira ganhou projeção internacional. Em apenas cinco anos, Edson já acumula mais de 40 prêmios, foi listado na hot 100 da revista Jeweller entre os 100 designers mais influentes do mundo e desenvolveu mais de 300 peças para a austríaca Swarovski. Atualmente presta consultorias para fabricantes de joias e semijoias e está desenvolvendo uma coleção assinada por ele para a Lemnis Joias, no Brasil.

Deixe um comentário!