De catador de papel a vendedor de livros

3 de novembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

catador livreiroDISTRITO FEDERAL – O empresário Everaldo dos Santos nasceu em Ibicaraí, no estado da Bahia. Ele saiu da terra natal com a esperança de conseguir um emprego e estudar. Foi para São Paulo, onde morou cinco anos, mas ficou viciado em jogos apostados e foi viver na rua. Para sobreviver, começou a catar papel. Até o dia que um rapaz o orientou a conhecer Brasília. Everaldo seguiu o conselho.

Mas Everaldo sempre foi apaixonado por livros. Enquanto trabalhava nas ruas do Distrito Federal,  quando encontrava livros que chamavam a atenção no lixo, ele guardava. Os outros, que não estavam em bom estado de conservação, ele vendia para reciclagem. Conseguiu juntar 200 livros e decidiu trabalhar como camelô. Como vendia de tudo um pouco, decidiu colocar as obras à venda também. Quando viu, já havia formado um acervo de 30 mil títulos.

“Comecei a perceber que os livros vendiam mais que os objetos de camelô”, diz.

A ideia deu certo e ele resolveu continuar com as vendas. Como precisava de um lugar para continuar o negócio, deixou de ser camelô, comprou uma Kombi, e se dedicou exclusivamente aos livros. Com o tempo, ele conseguiu manter duas Kombis como pontos de venda. Mesmo assim, o espaço ainda era pequeno para a quantidade de livros que ele guardava. Então, Everaldo alugou um espaço para continuar com o trabalho e surgiu a ideia de criar o Sebo Casarão.

Hoje ele vende, compra e troca livros com os clientes. Além de livros didáticos e de literatura, os leitores encontram publicações de Direito, de Psicologia, apostila para concurso e até livros de auto-ajuda. Everaldo conta que os clientes são fiéis e, por isso, ainda mantém a Kombi além do Casarão. “A Kombi fica como referência para os dois casarões”, explica.

Fonte: R7

Foto: Stefany Sales / R7

Deixe um comentário!