Curso online já está no ar

30 de abril de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

O Espaço Democrático – Fundação para Estudos e Formação Política do PSD – lançou oficialmente nesta terça-feira (29), em Brasília, um projeto inédito: o Curso de Formação Política, gratuito e on-line, que pode ser feito por qualquer pessoa interessada, seja ela filiada e militante do partido ou não.

Paralelamente, foi colocado no ar o site do Espaço Democrático, que concentrará as atividades da fundação. Além de informações do próprio curso, trará tudo sobre os debates e eventos que realiza. Em uma área específica, são publicados artigos de autoria de especialistas sobre temas de interesse da sociedade.

O evento de lançamento do Curso de Formação Política, comandado pelo presidente da Fundação Espaço Democrático, ministro da Micro e Pequena Empresa Guilherme Afif, e pelo presidente nacional do PSD, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, teve a participação de lideranças do partido em todo o Brasil – presidentes de diretórios estaduais, deputados federais e estaduais, entre outros – e foi acompanhado com transmissão on-line em auditórios montados em Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, São Luís e Vitória.

O presidente do Espaço Democrático, Guilherme Afif, destacou que a fundação é um espaço aberto, que pode e deve receber contribuições também de quem quer colaborar no processo político sem ser filiado ao partido. “Com a contribuição dessas pessoas, de acadêmicos, intelectuais, a fundação se transforma em uma usina de ideias que são passadas ao partido, para que se transformem em ação política”.

Afif, que se declara um grande entusiasta do projeto do curso de ensino à distância, lembra que hoje até mesmo as grandes empresas usam o recurso para treinamento de suas equipes. “Com as modernas tecnologias e as técnicas do ensino à distância a informação chega a cada canto”, diz ele. “E o ensino à distância não é apenas gravar uma palestra e transmitir”.

Segundo o presidente do Espaço Democrático, este é apenas o primeiro dos cursos que a fundação vai oferecer: “Virão outros”, anunciou. “Nós queremos atrair todos, em especial os jovens que hoje gritam e protestam, mas não têm orientação política; seja contra a política, mas conheça o processo político para ter embasamento do que fala”, disse. “Está aí a oportunidade”, concluiu.

Para o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o curso é uma importante oportunidade de engajamento para as pessoas. “Sempre defendemos a participação do cidadão na vida política porque este é o caminho para a consolidação das instituições democráticas”, disse. “O curso é um passo neste processo”.

Santa Catarina é o Estado que registrou o terceiro maior número de matrículas prévias para o Curso de Formação Política. O presidente do diretório regional, Gelson Merisio, comemorou: “O curso é um sucesso em nosso Estado e caminhamos rapidamente para ocupar o primeiro lugar em número de matrículas”, previu.

A ideia do curso de ensino à distância parece muito acertada, apesar da falta de cultura no País a este modelo, acredita o presidente do Diretório Estadual de Goiás, Vilmar Rocha, que é vice-presidente do Espaço Democrático. “É um modelo eficiente”, define ele, que participou das reuniões que debateram o projeto.

Inscrições – O curso tem carga total de 20 horas, divididas em quatro módulos. Utiliza técnicas inovadoras de ensino à distância, com ferramentas de última geração e conteúdo de alta qualidade, desenvolvido por cientistas políticos. O fio condutor é a história de personagens que vivem em uma cidade fictícia, onde cenas do cotidiano são reproduzidas para ressaltar a importância da atividade política. No contexto da história desta cidade fictícia são apresentados, por exemplo, conceitos sobre teoria política e uma breve história da política brasileira – nossas Constituições e a história dos partidos políticos, entre outros temas.

Os participantes poderão acessar as aulas do computador, smartphone ou tablet, a qualquer hora, de acordo com sua disponibilidade de tempo. Como antecipou o presidente do Espaço Democrático, Guilherme Afif, “há um quadro acadêmico que estará sempre pronto a solucionar as dúvidas dos alunos” – os orientadores de conteúdo são os cientistas políticos Rubens Figueiredo e Rogério Schmitt. No final, e depois de uma avaliação de aprendizado, será conferido um certificado de conclusão ao participante.

A inscrição para o curso deve ser feita no site da Fundação Espaço Democrático (clique aqui para fazer).
Fonte: PSD

Deixe um comentário!