Cresce acesso das MPEs ao crédito

24 de junho de 2013
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Um dos principais gargalos para a expansão das micro e pequenas empresas no Brasil, o acesso ao crédito, vem sendo eliminado gradualmente nos últimos anos com opções públicas e privadas de financiamento.

Entre as alternativas disponíveis estão agências especializadas em atender pequenos empresários e o lançamento de programas para financiamento de novos negócios no setor de tecnologia, também conhecidas como start-ups.

Na esfera pública também foram criadas linhas específicas para investimento em inovação e franquias. Já no setor privado, os micro e pequenos empresários podem optar por incubadoras e aceleradoras de negócios que criam novas fontes de recursos para os pequenos empreendimentos.

Ainda assim, a primeira opção de muitos microempresários, o crédito bancário, ainda oferece barreiras. Por isso, uma das prioridades de Afif na Secretaria da Micro e Pequena Empresa é destravar o crédito para os pequenos negócios. Medidas como o uso dos recursos do depósito compulsório dos bancos para criar novas linhas de crédito para as MPEs voltadas a investimentos já estão em discussão.

A proposta já foi discutida com os principais bancos e deve ser submetida ao Banco Central até o final deste ano.

Fonte: Folha de S. Paulo

Deixe um comentário!