Crédito e desburocratização entram na pauta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social

28/01/2016
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

1ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Social e Econômico, ConselhãoBrasilia – Ao tomar posse no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, na tarde desta quinta-feira (28), o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, ressaltou que os ajustes propostos pelo governo federal durante o encontro estão afinados com o papel desempenhado pelo Sebrae. “As metas do Sebrae já estão traçadas, que são programas de educação empreendedora e a Redesimples, que tem o projeto-piloto rodando em Brasília, e em março vamos começar a corrida para levar para o Brasil inteiro”, afirmou.

Em suas apresentações no “Conselhão”, os ministros Nelson Barbosa (Fazenda) e Valdir Simão (Planejamento) destacaram, além da Redesimples – de desburocratização do processo de abertura e fechamento de micro e pequenas empresas –, o PL 45/2015, atualmente aguardando votação no plenário do Senado. O principal ponto do projeto de lei é a criação de uma rampa de tributação mais suave no Supersimples, a partir de novas faixas e tabelas de pagamento.

Na quarta (27), em reunião com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Afif já havia antecipado a liberação de linhas de crédito para capital de giro, por meio do Progeren, com juros de 15% a 18% ao ano e garantias via Fundo de Aval da Micro e Pequena Empresa (Fampe), do Sebrae, e o Fundo Garantidor de Investimentos (FGI), do BNDES. O ministro Barbosa mencionou essa iniciativa em seu discurso.

Formado por 92 membros, entre empresários, sindicalistas, estudantes e integrantes do movimento cultural, o “Conselhão” pretende ser um canal direto entre a presidente Dilma Rousseff e representantes da sociedade civil. Em seu discurso a presidente ressaltou a importância do diálogo e da perenidade das ações a serem realizadas.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Deixe um comentário!