Ceilândia recebe o Mutirão da Simplificação

10 de maio de 2017
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Brasília – Até sábado (13), os empreendedores que moram na cidade de Ceilândia, no Distrito Federal,  poderão regularizar a situação das suas empresas ou se formalizar como microempreendedores individuais (MEI). O Sebrae promove, em frente ao Restaurante Comunitário da Ceilândia, a Semana do MEI, juntamente com  mais uma edição do Mutirão da Simplificação.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, destacou que o MEI é o maior programa de inclusão social e econômica do mundo e que, atualmente, mais de sete milhões de pessoas já se registraram nessa modalidade de pessoa jurídica. “O número de microempreendedores individuais que temos é o dobro da população do Uruguai. O MEI foi criado para tirar muitos empreendedores da marginalidade. Esta é uma oportunidade que estamos dando para aqueles que trabalham de forma escondida possam se formalizar”, destacou.

O evento conjunto pretende incentivar a formalização e regularização de microempreendedores individuais (MEI) e de micro e pequenas empresas. Também é possível fazer capacitações, abrir uma empresa e pegar orientações.  No local, os empresários podem receber orientações sobre registro, licenciamento e fechamento de forma simplificada, utilizando o sistema RLE (Registro e Licenciamento de Empresas), com atendimento presencial e personalizado. Também estão sendo oferecidas oficinas, palestras, seminários, consultorias e clínicas.

Pesquisa MEI

De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, entre fevereiro e março deste ano, o índice de recomendação do programa do microempreendedor individual foi de 72%. O estudo ainda revela que 78% afirmam que a formalização contribuiu para que eles passassem a vender mais, 77% dos microempreendedores individuais têm a atividade como sua única fonte de renda e 74% indicam que a formalização propiciou melhores condições de compra.

A pesquisa do Sebrae também apontou que, apesar de todas as dificuldades e da própria situação econômica, praticamente um em cada dois microempreendedores individuais ainda se mostra otimista com as perspectivas de faturamento: 46% acreditam que irão faturar mais de R$ 60 mil nos próximos anos.

Veja o recado do presidente do Sebrae sobre a Semana MEI

Quem são os MEI:

 – 44% dos MEI empreendem em casa

– 1 em cada 2 deles (47%) possui Ensino Médio

– 49% são negros, 47% brancos, 3% amarelos e 1% índio

– A renda média familiar é de R$ 3.926

– 54% são homens

– A média de idade é de 43 anos

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Tags:

Deixe um comentário!