Catadores lucram com o Carnaval

28 de fevereiro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

PERNAMBUCO – Enquanto a maioria espera ansiosamente pela chegada do Carnaval para brincar ou desfrutar do feriado prolongado, os catadores de material reciclável esperam o ano inteiro pela data para faturar o equivalente ao décimo terceiro salário.

A retirada de montanhas de alumínio, garrafas PET, plásticos e vidros das ruas garante aos trabalhadores um bom rendimento extra que ajuda a pagar dívidas, comprar roupa e sapato novos para os filhos, e até melhorar as condições de moradia.

Para organizar e profissionalizar a atividade, cooperativas de catadores fecham parcerias com as prefeituras para cadastrar o pessoal avulso e garantir que eles consigam vender o material por um preço justo. Além disso, este ano as cooperativas vão negociar o material reciclável direto com os fabricantes, para fechar a cadeia da logística reversa.

A catadora Marta Pessoa da Silva, de 30 anos, é uma das trabalhadoras que vai se beneficiar do carnaval. Há dois meses ela entrou na cooperativa Pro Recife. “Fui nascida e criada no lixo. Trabalhava desde pequena com a minha tia. Este é o primeiro carnaval que eu vou para a rua. As pessoas falam que dá para tirar dinheiro bom com as latinhas”. Marta já sabe o que vai fazer com a renda extra neste ano: “Vou pagar as dívidas para sair do sufoco, e o resto comprar as coisas para os meus cinco filhos”.

Fonte: Diário de Pernambuco

Deixe um comentário!