Caravana do Simples reúne 300 pessoas em Campinas

26 de setembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Cerca de 300 pessoas entre lideranças, representantes de entidades de classe e empresários acompanharam em Campinas a apresentação do ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, sobre as alterações na nova Lei do Simples Nacional (Lei nº 147/2014). A Caravana da Simplificação teve a participação do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, do diretor Técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni e do Gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick.

O evento lotou o auditório principal da Associação Comercial de Campinas (Acic) e foi transmitido simultaneamente para outras duas salas do prédio para acomodar o público presente. Entre as entidades participantes, assistiram à palestra os representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção Campinas), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindivarejista de Campinas, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Sindicato dos Contabilistas de Campinas, entre outros. O Escritório Regional do Sebrae-SP Campinas foi representado pelo gerente interino, Fernando Amendola Sanches.

Durante a apresentação, o ministro Guilherme Afif Domingos detalhou as principais conquistas com a lei complementar que alterou o Simples Nacional possibilitando a inclusão de mais 142 atividades no regime simplificado de tributação. “Os profissionais liberais estavam proibidos de entrar no Simples, advogados, corretores de imóveis, de seguro, todas essas profissões, agora, podem ser simples, a opção é para mais de 450 mil novas empresas entrando no Simples”, disse o ministro, destacando que o Estado de São Paulo representa 1/3 do empreendedorismo no Brasil.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP, Alencar Burti, o Simples também vai elevar a arrecadação de impostos com a formalização de novos profissionais, propiciando o desenvolvimento econômico e social. “O novo Simples vai possibilitar regularizar a situação de quem trabalha na informalidade, é uma grande oportunidade para que a sociedade brasileira cresça”.

O trabalho da Caravana da Simplificação foi destacado pelo diretor Técnico do Sebrae-SP, Ivan Hussni. “Para todos nós é um momento muito importante, com a união dos esforços. Nós do Sebrae-SP temos no DNA a missão de ajudar o micro e pequeno empreendedor e temos ações importantes do Estado de São Paulo. Esse momento é um encontro de desenvolvimento, de ações importantes e vamos cobrar e ajudar a implementar esses benefícios que a lei traz”, pontuou.

Em vigor desde 2007, o Simples unificou o recolhimento de oito tributos municipais, estaduais e federais. A única condição para ingresso no Simples é o faturamento anual máximo da empresa de R$ 3,6 milhões. Além de ampliar o acesso ao Simples, as alterações da lei também incluem a implementação de facilidade para o fechamento de empresas e a redução do prazo para abertura de novos negócios.

A Caravana da Simplificação conta com o apoio do Sebrae-SP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), e entidades parceiras. No Estado de São Paulo, percorre 12 cidades, sendo que Campinas foi o sétimo município a receber o evento que ainda passará por Sorocaba, Presidente Prudente, Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo e Santos.

 

Publicado no Jornal RMC de 26/09/14

Deixe um comentário!