Brasileiro é o povo mais empreendedor do G20

7 de maio de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Nenhum indiano, chinês, norte-americano ou italiano se arrisca mais no mundo dos negócios do que o brasileiro. Entre os países do G20 (que têm as maiores economias do mundo) e os do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), o Brasil tem a maior taxa de empreendedorismo: 17,5% da população brasileira adulta (21,1 milhões de pessoas) exerceram alguma atividade empreendedora em 2010. É o melhor resultado em 11 anos.

A informação está na Pesquisa GEM 2010 (Global Entrepreneurship Monitor), divulgada pelo Sebrae. No G20, os países com as maiores taxas de empreendedorismo depois do Brasil são China (14,4%), Argentina (14,2%), Austrália (7,8%) e Estados Unidos (7,6%). No grupo dos Brics, as taxas foram de 14,4% na China e 3,9% na Rússia – a Índia não participou da pesquisa nos últimos dois anos (em 2008, a taxa foi de 11,5%).

Dos 21,1 milhões de brasileiros que trabalhavam com algum empreendimento em 2010, 11,7%, estavam em novos negócios, com três meses a três anos e meio de atividade. A pesquisa GEM considera os empreendimentos formais e informais. É coordenada pelo Global Entrepreneurship Research Association (Gera) – organização da London Business School (Inglaterra), do Babson College (Estados Unidos) e da Universidad Del Desarrollo (Chile), em parceria com representantes dos países participantes do estudo.

 

O que Afif tem a ver com isso? 

A vida de quem decide ter o próprio negócio no Brasil nunca foi fácil. Para abrir uma empresa por aqui era preciso dinheiro e paciência para suportar tanta burocracia. Afif sempre defendeu com pulso firme a micro e pequena empresa e fez disso uma de suas principais bandeiras, contribuindo de forma decisiva para as transformações nesse setor nos últimos anos. São dele iniciativas como o Estatuto da Micro e Pequena Empresa e o Simples, regime de tributação diferenciado que reduziu pela metade a carga tributária cobrada dos microempresários e simplificou a forma de recolhimento dos tributos federais. Leia mais.

 

Fonte: Sebrae

 

A íntegra da Pesquisa GEM 2010 está disponível na página do Sebrae 

 

Deixe um comentário!