Brasileiro perde tempo e dinheiro no trânsito

21 de setembro de 2012
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que os moradores das áreas urbanas brasileiras comprometem cerca de 15% da renda com transporte urbano. A análise feita em nove regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Fortaleza, Salvador e Belém) mostra também que o cidadão gasta, em média, em torno de cinco vezes mais com transporte privado do que com transporte público nos deslocamentos diários. Em transporte público, o estudo considerou as despesas com ônibus, transporte alternativo, táxi, mototaxi, transporte escolar, ferroviário e hidroviário.

A análise também mostra que, ao contrário do que ocorre nos países europeus, as classes mais altas no Brasil não enxergam o transporte público como uma opção viável para realização dos seus deslocamentos rotineiros.

Para Afif, mais grave do que os 15% de renda comprometidos com o deslocamento urbano é o tempo gasto diariamente no trajeto: “Tão logo termine a eleição, deve-se pensar em um gancho para o entendimento do governo do estado com o governo federal para lançarmos as bases do trem expresso metropolitano, conciliando esse projeto com o do Trem de Alta Velocidade (TAV). Com essa sincronização, poderemos maximizar os projetos, reduzindo os custos e aumentando a eficiência. E tudo através de PPPs. Hoje, o cidadão gasta de 3 a 4 horas por dia numa condução. Se ele trabalha 8 horas, ele está dedicando quase 20% do seu tempo nesse deslocamento, e tendo períodos de descanso e estudo praticamente perdidos. E quem usa veículos acaba consumindo também combustível fóssil e poluente”.

Deixe um comentário!