Avanço no Simples Internacional: proposta deve ficar pronta até o final de agosto

4 de agosto de 2016
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

Até o final de agosto, a proposta de criação do Simples Internacional deve ser concluída. Foi o que adiantou o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, nesta quarta-feira (3/8), durante a primeira reunião do grupo de trabalho que vai sugerir o texto do projeto.

O Simples Internacional vai aumentar e incentivar as exportações das pequenas empresas. Entre as metas estão as simplificações de tarifas e de procedimentos burocráticos, logísticos e de meios de pagamento. O programa também possibilitará a criação de um ambiente Business to Business entre as empresas brasileiras e estrangeiras.

Segundo Afif, o Simples Internacional vai impulsionar o número de MPEs exportadoras e reduzir os custos e o tempo de operações das relações bilaterais. “Um dos nossos grandes desafios será romper as barreiras aduaneiras. Hoje sabemos que vender pela web é fácil. O problema é conseguir entregar”, disse ele.

A sugestão do presidente do Sebrae é que o primeiro país a adotar o Simples Internacional seja a Argentina. “Sempre imaginei que a Argentina seria um bom parceiro para começar. Seja pelo porte, excelente mercado, boa estrutura empresarial ou pela proximidade”.

Além do Sebrae, compõem o grupo de trabalho os ministérios das Relações Exteriores e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; a Receita Federal do Brasil; a Secretaria da Micro e Pequena Empresa; o Banco Central; a Apex-Brasil; a Confederação Nacional da Indústria (CNI); e a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Deixe um comentário!