Aumenta o número de vagas do Pronatec no Piauí

23 de fevereiro de 2015
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

pronatec_piauiPIAUÍ – Colhendo frutos em diversos municípios do Piauí, o Pronatec recebeu sinal verde do governador Wellington Dias para a ampliação das vagas no Estado.O programa conta com 13.890 vagas já executadas para a etapa 2015, e a previsão é de que esse número seja ampliado para 20.000 vagas ainda este ano. Atualmente, o Pronatec chegou a 64 escolas em 39 municípios de todo o Estado.

A iniciativa vai beneficiar adolescentes e jovens dos 14 aos 24 anos, que estão em busca de seu primeiro emprego. Com a cooperação, as instituições credenciadas no Pronatec darão o suporte ao aprendizado, obrigatório para quem é contratado na categoria de aprendiz.Os jovens podem trabalhar até seis horas por dia, desde que fora do horário escolar, e receber o equivalente ao valor por hora do salário mínimo. Quem investe no Pronatec está otimista com os novos rumos do programa.

Na cidade de Piripiri, a 164 quilômetros de Teresina, o Pronatec tem colaborado não apenas com a melhoria da educação municipal em si, mas funcionado como um instrumento de inserção social, uma vez que, ao promover a capacitação técnico-profissional de milhares de jovens e adultos, possibilita, com isso, a formação qualificada para o mercado de trabalho cada vez mais exigente.”

Quanto mais pessoas capacitadas para o trabalho, mais possibilidades de preencher empregos e, consequentemente, de criação de renda, o que colabora, por sua vez, com o desenvolvimento socioeconômico do município.”, destaca o prefeito da cidade, Odival Andrade.

Desde 2013, o Pronatec, em Piripiri, já formou mais de 3 mil jovens. “São mais de 3 mil jovens bem preparados para o mercado de trabalho. Em nosso município, o Programa é voltado para o microempreendedorismo que, pode-se dizer, representa uma nova ordem econômica em ascensão no mundo todo. Ao dar oportunidades aos microempreendedores, colaboramos para a consolidação e fortalecimento do setor”, revela Odival.

Para este ano, a cidade de Piripiri firmou um pacto com o Governo Federal, solicitando mais de 90 cursos pelo Pronatec, para Piripiri. O Governo Federal deve divulgar a lista de cursos a serem ofertados para o município – selecionados de acordo com critérios mercadológicos específicos de Piripiri – em março.

Desse modo, o município já garantiu que continuará executando o programa como forma de incrementar a educação municipal e a formação profissional dos trabalhadores piripirienses.

Fonte: Olegário Borges e Jornal Meio Norte

Deixe um comentário!