Artesão expõe buquês de noivas com flores secas

19 de dezembro de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

DISTRITO FEDERAL – A feira nacional “Mãos do Brasil” que termina no dia 20 de dezembro expôs talentos do artesanato do país inteiro. Entre eles está Elcio Pereira, artesão do Distrito Federal, que faz flores do cerrado manuais há mais de 40 anos e notou o crescimento do interesse das noivas pelo diferencial na decoração da festa de casamento, feita de maneira artesanal.

“As noivas têm buscado peças mais exclusivas, que fujam do tradicional, das decorações de sempre”, observou. Por esse motivo, as encomendas estão cada vez mais frequentes. “Já fiz de tudo, desde a decoração da igreja até os salões de festas. São pequenos detalhes que trazem identidade ao casamento”, completou.

A dona de casa Sandra Rios se encantou pelo trabalho do artesão, tirou fotos e mandou logo para filha que está noiva. “Ela quer um buquê diferente, nada daqueles que toda noiva usa. Esse modelo é bonito e elegante ao mesmo tempo, acho que ela vai aprovar”, disse ao levar uma peça para a filha conferir o trabalho de perto.

As flores artificiais são feitas de folhas naturais desidratadas. A matéria prima é fervida em soda cáustica por duas horas, e em seguida colocada de molho no cloro pelo mesmo tempo. Após três lavagens, e algumas horas para secar, está pronta para virar flores e arranjos. As flores podem ser feitas em qualquer cor. Cada processo faz centenas de folhas de uma vez.

O domínio da técnica, feita há décadas, faz com que apenas dois minutos sejam suficientes para montar uma flor. Por isso, as encomendas não precisam ser feitas com tanta antecedência. “Consigo fazer cinquenta flores no mesmo dia”, comentou Élcio. Cada flor custa R$ 5 reais a unidade e os buquês a partir de R$ 60 reais.

Quem quiser conhecer de perto esse trabalho, e conferir mais do artesanato brasileiro de 23 estados brasileiros e do Distrito Federal, pode ir ao Salão de Artesanato Mãos do Brasil, que acontece no Anhembi em São Paulo até o dia 20 de dezembro. A entrada é franca. Na sexta e sábado, a feira começa às 11h e termina às 22h.

Deixe um comentário!