Artesã supera problema de visão e vira empresária

18 de agosto de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

RORAIMA – A artesã Sandra Maria de Oliveira Souza perdeu a visão em decorrência do trabalho como auxiliar de biblioteca, há oito anos.  Ela catalogava os livros e também realizava o trabalho de restauração, limpando e retirando fungos dos papéis das obras literárias. Mas um fungo atingiu seu olho esquerdo causando a cegueira. Desde então, ela – que já trabalhava com artesanato de uma forma geral – resolveu transformar papel em obras de arte.

“O papel foi ruim e foi bom. Por causa dele fiquei cega, mas falei que ia vencer o papel e venci fazendo artesanato com ele”, disse Sandra.

Ela criou a “Artes Sandra – Artesanato em papel” e virou empresária. Atualmente, Sandra trabalha revendendo os produtos feitos por outros artesãos em um ponto comercial localizado na avenida Venezuela, em frente à escola estadual Ana Libória. A artesã começou confeccionando porta-joias com caixas de sabonete. Hoje é possível encontrar em seu box balaios, bolsas, cestos, baús, camas para cachorros e gatos, vasos, jardineiras, ente outros itens de decoração. Os objetos são encontrados nos mais variados tamanhos e modelos.

Para a confecção dos seus produtos, a empresária conta com a doação de papel feita por empresas sustentáveis, preocupadas com o meio ambiente. O material doado é reciclado, sendo transformado em uma obra de arte bonita e duradoura. “Primo pela qualidade do meu trabalho. Posso garantir que os objetos são reforçados e podem durar por várias décadas, se bem cuidados”, destacou.

Hoje, além de vender em outras localidades, a artesã tem como meta incluir seu trabalho no Guia de Turismo de Roraima. “Já tive produtos vendidos para vários turistas. Tem artesanato com papel do Nordeste à Alemanha feitos por mim e sei que os turistas serão importantes para o meu crescimento, por isso luto para incluir meu trabalho no guia”, enfatizou.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

 

Deixe um comentário!