Artesã piauiense exporta redes para Itália e Alemanha

8 de abril de 2014
Tamanho da fonte Zoom in Regular Zoom out

PIAUÍ – A piauiense Sofia Sirila é um exemplo de que o artesanato é uma alternativa viável de carreira e um caminho para a estabilidade. Foi através do empreendedorismo que seu trabalho chegou a todo o Brasil e ao exterior, em países como Itália e Alemanha.

Tudo começou em 1979, quando Sofia descobriu sua paixão por redes. Ela matriculou-se em um curso para aprender a costurar e assim tomou conhecimento da área de produção de redes, o que lhe despertou uma habilidade nata. A partir de então, a artesã passou a produzir redes dos mais diversos tipos e não parou mais.

Depois de uma tentativa mal sucedida de trabalhar em cooperativa com outras rendeiras passou a atuar sozinha e buscou a legalização. Ela conseguiu fixar uma clientela e estabelecer contatos importantes para o seu futuro profissional.

Atualmente, a artesã revende redes para todo o país e até mesmo para o exterior. “Comecei a participar de feiras fora do Piauí e passei a exportar as redes para outros Estados. Nesse momento, vi a oportunidade de levar meu trabalho para outros países. A chance estava pertinho de mim, aqui no bairro onde moro. A Vila da Paz é bastante visitada por italianos, então passei a mostrá-los as redes e eles compravam para uso pessoal. Foi quando começaram a levar em maior quantidade para vender no seu país. Hoje, além da Itália, minhas redes podem ser encontradas também na Alemanha”, relata  Sofia.

Fonte: Capital Teresina

Deixe um comentário!